mindfulness
Desenvolva e cultive Mindfulness, a chave para
sua saúde mental, emocional e física.
o que é

O “Mindfulness-Based Health Promotion” (MBHP), ou “Programa de Promoção da Saúde Baseada em Mindfulness” (PSBM), é um protocolo de treinamento laico e científico de Mindfulness. O MBHP é inspirado no modelo original de Jon Kabat-Zinn – “Mindfulness Based Stress Reduction” (MBSR), mas adaptado ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Além do MBSR, os programas do Instituto Breathworks do Reino Unido, o MBCT (“Mindfulness-Based Cognitive Therapy”), e o MBRP (“Mindfulness-Based Relapse Prevention”) são as principais fontes de inspirações para o protocolo MBHP. O MBHP é estruturado para propiciar as condições e ferramentas para que o participante possa aprimorar sua capacidade de tomar decisões/escolhas mais conscientes, respondendo às situações com menos reatividade (saindo do “piloto automático”), por meio do cultivo de awareness no dia a dia (dispositional Mindfulness)
Os benefícios da prática de Mindfulness foram comprovados pela ciência em inúmeros contextos, como promoção da saúde e bem-estar, foco, produtividade, performance e inteligência emocional.
para quem é
Adquirir
mais saúde mental e emocional
Pessoas
que gostariam de e precisam trabalhar suas questões relacionadas à emoções, ansiedade, estresse, depressão, burnout e outros
Profissionais
de todas as áreas que querem melhorar sua performance e de sua equipe frente aos desafios da vida e do momento e com isso minimizar os custos com licenças médicas
Dificuldades
para lidar com mudanças e desafios inesperados - situações difíceis
Dificuldades
em manter foco e atenção. Que acabam por impactar no desempenho de suas atividades profissionais
Pessoas dependentes
das tecnologias (celular, redes sociais, etc.) Com isso percebem a diminuição na capacidade de atenção, foco e resultados
Pessoas interessadas
em aprender a melhor técnica para ter mais aceitação e melhorar os relacionamentos
conteúdo da imersão
Aprendizagem de habilidades para sair do piloto automático e melhorar a qualidade de vida.
Técnicas de presença.
Desenvolver atenção - Foco.
Como funciona a mente e o fluxo de pensamentos.
Como você enxerga o mundo.
Técnicas de manejo das emoções.
Como livrar-se da ansiedade e estresse.
Desenvolver atitudes criativas frente aos desafios da vida, ao invés de desistir.
Desenvolver a autocompaixão e compaixão pelo outro.
Técnicas de meditação.
Técnicas para desenvolver atenção plena e consciência plena.
Como obter mais qualidade de vida.
Como levar para o dia a dia os aprendizados do curso e como aproveitar os pequenos momentos de prazer (que passam despercebidos) e obter momentos prolongados de descontração e felicidade.
estrutura da formação
A sessão 1 permite ao participante a percepção do automatismo do dia a dia ("piloto automático"), começando a compreender o estado de Mindfulness ( uma alternativa ao "piloto automático") de maneira vivencial , compreendendo sua relação com a Promoção da Saúde (ferramenta de autonomia e autoeficácia em saúde ao permitir "escolhas conscientes").
Nessa sessão incluímos a possibilidade de usarmos a respiração como âncora de atenção, sempre disponível e de fácil acesso. Abordamos também o tema de como Mindfulness pode nos ajudar no dia a dia por meio da dinâmica 1° e 2° sofrimento (mecanismos gerais). São explorados os desafios que podem emergir durante a prática, na intenção de compreender que em algum momento todos nós teremos que enfrentá-los com uma atitude equânime, evitando que sejam obstáculos na incorporação das práticas no dia a dia.
A sessão 3 tem como intenção começar a fazer ponte, de maneira mais clara, da habilidade Mindfulness para o dia a dia, representado pela ideia de Mindfulness interpessoal (escuta mindful) e da caminhada cotidiana com Atenção Plena. Outra intenção dessa sessão é discutir, de maneira didática, como é lidar com os pensamentos e distrações durante a prática, em especial na dinâmica do "oi, obrigado, tchau. Ocorre um aprofundamento no desenvolvimento da consciência corporal como ferramenta de promoção da Saúde Física, por meio do movimento, como também no reconhecimento e manejo dos "movimentos da mente", permitindo escolher engajar-se ou não; criando assim habilidades cognitivas, fundamentais para a promoção da Saúde Mental.
Nesta sessão a proposta é expandirmos o campo de atenção/ consciência para incluirmos outras experiências sensoriais ( sons e pensamentos), praticarmos a flexibilidade que nos leva a nos mover de um ponto de foco a outro e termos consciência dos pensamentos como eventos mentais. Também incluímos a prática dos 3 passos como possibilidade de pausa e tomada de consciência em várias situações do dia-a-dia.
Nesta semana aprofundamos um pouco mais na investigação dos pensamentos incluindo a etiquetagem e metáforas na prática dos sons e pensamentos. Também exploramos como lidar em situações desafiadoras utilizando estratégias de regulação emocional e diminuição da relatividade via consciência corporal, possibilitando escolhas mais conscientes. Por último promove-se uma discussão sobre aceitação ou confronto irracional diante das dificuldades da vida.
Ao fazermos práticas mais longas, conseguimos observar a reatividade de nossa mente com mais clareza. Dessa maneira é mais provável que tenhamos acesso aos nossos padrões de funcionamento. Como raramente temos a oportunidade de ficar em silêncio em nosso dia-a-dia, oferece-se nesta sessão a oportunidade de práticas de silêncio, num total de 2 horas, guiada pelo facilitador. A intenção da sessão do silêncio é intensificar a prática do mindfulness e favorecer a interiorização e introspecção por meio de um silêncio contemplativo.
Nesta sessão a intenção principal é reconhecer a conexão entre mindfulness e compaixão, conceitos, práticas e atitudes que se reforçam. Em um mundo tumultuado e frenético como o nosso, "treinar" a compaixão pode facilitar uma convivência mais pacífica e cooperativa. A compaixão é uma das principais fontes do desenvolvimento mindfulness, muitas vezes considerada a "única motivação adequada" para se praticar a meditação, aprofundando ao mesmo tempo as habilidades de promoção de saúde social/relacional.
Nesta sessão promovemos a autocompaixão e o reconhecimento dos valores como possibilidades de conexão consigo mesmo e motivação de ações congruentes com o que é importante na vida. A reflexão de como continuar com a regularidade da prática e lidar com desafios de se manter neste caminho do auto-conhecimento. Conectar-se com os próprios valores de vida, fortalecendo a prática continuada ao longo da vida como ferramenta-chave de autonomia e autoeficácia em saúde, permite-nos incorporar o campo da Promoção da Saúde Espiritual (entendida aqui como sentido e propósito de vida.)
facilitador

Roberto Silva
alguns depoimentos
ficha de interesse
Se você sentir um chamado preencha a ficha de interesse e em breve entraremos em contato com você